sexta-feira, 25 de novembro de 2005

A esmola

- És maluco??? Eu vi bem? Deste dois euros à velha???
- Dei. Qual é o problema?
- O problema é que anda por aí muita gente a pedir esmola que tem mais dinheiro que tu. E além do mais dois euros são quatrocentos paus!
- É só dinheiro. Achas que vou notar alguma coisa no meu orçamento? Se não os tivesse dado à velha eles iam desaparecer na mesma e para mim ia ser igual. E posso estar enganado, mas não me pareceu que aquela velha tivesse mais dinheiro que eu…
- Ouve, aquelas cenas do marido ter morrido e ter quatro filhos é tudo tangas, é sempre a mesma história, só muda a velha.
- Eu sei, é muito provável que seja tudo tanga, mas eu não percebo como é que tu, que deves gastar uma média de cinco euros por semana em gorjetas nos restaurantes, ficas tão escandalizado por eu dar dois euros à velha que, até pode ser mentira, mas parece precisar muito mais do que os empregados dos restaurantes. Aliás, tu e a grande maioria das pessoas! Dão gorjetas nos restaurantes, aos taxistas e a toda a gente a que é politicamente correcto dar, mas são incapazes de dar uns trocos a um pobre que esteja a pedir. Isso é que é de ficar escandalizado, dão quando fica bem e não quando quem recebe precisa mesmo!
- Não deixas de ter alguma razão aí... pá, mas tu nestas coisas da vida és um bocado tanso…
- …

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito