segunda-feira, 22 de maio de 2006

Pergunto-me... #2

Lá está ele outra vez! Se eu tivesse tendência para a paranóia diria que me persegue, mas sei que não. A razão pela qual o encontro aqui em vez do local habitual é exactamente a mesma que também me faz estar aqui: é Domingo e o outro café está fechado. E se o encontro sempre que vou ao café não é porque me persiga, a razão é muito mais simples: ele está sempre lá.
Agora que aparentemente deixou de beber álcool fico ainda mais intrigado quando decido observá-lo. Não que ache errado, até acho muito bem que tenha deixado de beber álcool, mas deixa-me mais dúvidas sobre o que o traz aqui. Sobre o que o leva a passar a vida sozinho no café.
Inquieto, demonstrando alguma ansiedade. Esse sentimento absurdo que nos faz querer apenas fazer o que não estamos a fazer, estar onde não estamos, embora nunca nos elucide sobre o que queremos fazer ou onde queremos realmente estar.
Talvez por ter consciência que é apenas um sentimento absurdo que não se esvai por fazermos outra coisa ou irmos para outro sítio, fica ali, agitando nervosamente os pés, como quem ouve musica mentalmente, sozinho.
Porque é que ele, sendo já bem conhecido no sítio, quase que fazendo já parte da decoração, não fala com ninguém?
Porque é que não traz um livro? Porque é que não lê um jornal? Porque é que se limita a existir ali?
Pergunto-me o que é que pode esvaziar assim a vida de um homem.

1 comentário:

AP disse...

A esquizofrenia seria uma justificação! O Mota tambem é assim! Possivelmente, com uma outra perspectiva da coisa, eles até podem ser mais felizes assim do que nós algum dia iremos ser, a desilusão, o stress, a magoa,etc, podem às vezes marcar tanto que é preferivel viver alienado do mundo só para não sentir o mesmo outra vez! Se isso é melhor ou não? Vá-se lá saber ao certo isso!