quarta-feira, 31 de maio de 2006

Compreensão

Será assim tão difícil distinguir a timidez da antipatia?
Será talvez difícil se não tivermos o (bom) hábito de nos colocarmos no lugar de outra pessoa antes de a julgarmos ou criticarmos. Eu até compreendo que, se uma pessoa não nos cumprimenta ou não estabelece um diálogo, o instinto será considerarmos a pessoa antipática e anti-social. No entanto, se fizermos o exercício de nos colocarmos na pele dessa pessoa, acho que não será complicado descobrir outras possíveis razões para a aparente anti-sociabilidade. Uma das quais a timidez.
Falo desta questão em particular porque creio ser por vezes vítima dela; mas a verdade é que, de forma geral, se antes de julgarmos alguém pela nossa perspectiva, tentarmos fazê-lo da perspectiva de quem estamos a julgar, fará com que o nosso julgamento não seja tão tendencioso. Se uma pessoa faz qualquer coisa que nos parece absurda, antes de a rotularmos como absurda, devemos pelo menos tentar compreender o que leva uma pessoa a fazer algo que nos parece tão absurdo. Acredito que na maioria das vezes chegaremos à conclusão que, se calhar, a atitude nem foi assim tão descabida. Numa palavra: compreensão.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Pergunto-me... #2

Lá está ele outra vez! Se eu tivesse tendência para a paranóia diria que me persegue, mas sei que não. A razão pela qual o encontro aqui em vez do local habitual é exactamente a mesma que também me faz estar aqui: é Domingo e o outro café está fechado. E se o encontro sempre que vou ao café não é porque me persiga, a razão é muito mais simples: ele está sempre lá.
Agora que aparentemente deixou de beber álcool fico ainda mais intrigado quando decido observá-lo. Não que ache errado, até acho muito bem que tenha deixado de beber álcool, mas deixa-me mais dúvidas sobre o que o traz aqui. Sobre o que o leva a passar a vida sozinho no café.
Inquieto, demonstrando alguma ansiedade. Esse sentimento absurdo que nos faz querer apenas fazer o que não estamos a fazer, estar onde não estamos, embora nunca nos elucide sobre o que queremos fazer ou onde queremos realmente estar.
Talvez por ter consciência que é apenas um sentimento absurdo que não se esvai por fazermos outra coisa ou irmos para outro sítio, fica ali, agitando nervosamente os pés, como quem ouve musica mentalmente, sozinho.
Porque é que ele, sendo já bem conhecido no sítio, quase que fazendo já parte da decoração, não fala com ninguém?
Porque é que não traz um livro? Porque é que não lê um jornal? Porque é que se limita a existir ali?
Pergunto-me o que é que pode esvaziar assim a vida de um homem.

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Religião = Discriminação

Será possível que não haja nenhuma religião que não discrimine as mulheres? Não consigo compreender como é que elas conseguem submeter-se a isso. Como é que ainda não surgiu uma religião alinhada com os nossos tempos. E não me venham com as tretas do budismo porque também nunca vi uma monja budista!

Oh malfadado ópio do povo!
Oh miserável conforto das massas que embruteces o ser humano!
Oh cegueira maldita que estagnas o mundo!
Desprezo-te com todo o meu espírito, viva ele eternamente ou morra com o meu corpo!

terça-feira, 9 de maio de 2006

Orgulho

Deve ser das coisas mais difíceis na vida. Bom, isso e talvez retirar sozinho e sem anestesia a chave que abre a máscara mortífera que o psicopata nos colocou, chave essa que se encontra alojada por trás do nosso olho... Desculpem, vi o Saw II há muito pouco tempo... Falo de sermos mais fortes que o nosso orgulho. É mesmo muito difícil conseguirmos ser mais fortes que o nosso orgulho, mas o facto de ser difícil só traz mais mérito a quem consegue. Eu compreendo que sentirmo-nos humilhados ou injustiçados nos corroa por dentro, mas acho que só temos a ganhar se conseguirmos ultrapassar estes sentimentos sem nos submetermos à vontade do nosso orgulho. Pensem naquilo de que já nos privámos, que já sofremos, que já fizemos sofrer os outros, nas atitudes absurdas que já tivemos por causa do orgulho. Não teria sido melhor se tivéssemos tido a capacidade de o vencer? Não teríamos sido muito mais felizes? Não nos teríamos sentido melhor connosco próprios? Pessoas melhores, mais sensatas? Eu sei que não é fácil ignorar aquela vozinha que nos diz que estamos a ser tansos, que toda a gente vai pensar que somos uns totós. Mas o que é que interessa o que os outros pensam se soubermos ter agido da forma mais decente e racional? Não nos mostramos pessoas melhores se soubermos dar o braço a torcer e não permitirmos que o nosso orgulho nos impeça de reconhecer que errámos?
Notoriamente esta questão está intimamente ligada ao factor imagem. Há pessoas para quem a imagem é tudo e o facto de alguém ficar a pensar que são parvos ou fracos (mesmo até que seja verdade) é insuportável. No entanto não creio ser necessário converter-se ao budismo (se bem que mal não faria) para compreender que essa atitude é primitiva. Basta olhar para a humanidade e verificar que as sociedades mais "civilizadas" são aquelas em que as pessoas começaram a despender cada vez menos energia a defender aquilo a que muitas vezes erradamente se chama honra e que não passa de puro orgulho. E se quiserem comprovar basta ofenderem um árabe e um europeu do norte e verem a diferença.
Há uma velha história chinesa que ilustra esta questão que vou tentar abreviar por palavras minhas.
Viveu em tempos um grande e respeitado espadachim que um dia, num beco, encontra um brutamontes que não conhecia a sua fama. O brutamontes decidiu meter-se com o espadachim humilhando-o, naquela atitude que os brutamontes têm que os faz sentir mais confiantes e seguros. Disse-lhe que se quisesse passar, teria que o fazer por baixo das suas pernas. O espadachim, apesar de exímio guerreiro e de saber que numa questão de segundos deixaria o brutamontes estendido no chão, talvez até morto, não achou que a defesa do seu orgulho justificaria um conflito. Passou por debaixo das pernas do brutamontes e seguiu caminho, satisfeito por ter provado a si mesmo que a força do seu carácter era superior à força do seu orgulho.
É claro que o brutamontes se sentiu muito poderoso e que ficou a pensar que o espadachim era um verdadeiro banana. Mas alguém me consegue explicar porque é que o espadachim se devia importar com isso?

Nota: Não quero, de maneira nenhuma, insinuar que consigo vencer sempre o meu orgulho. No entanto faço por isso e lá vou conseguindo uma vez por outra...

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Um ápice

Foi um ápice.
Não sei ao certo quanto tempo foi.
Se dias, semanas ou até meses.
Agora parece-me que foi um instante.
Infinitamente pequeno intervalo de tempo
Ínfimo momento… um ápice!

quarta-feira, 3 de maio de 2006

Pergunto-me...

Será possível, pelo menos teoricamente, que toda a Humanidade, que todo e qualquer ser humano deste planeta consiga ser feliz ao mesmo tempo?
Ou será que a felicidade de uns implica sempre e inevitavelmente a infelicidade de outros?
Se calhar é mesmo como diz aquela musica, o sonho de um homem é o pesadelo de outro...